20 anos. São duas décadas a ver bolas de feno em Portugal, enquanto se espera (e alguns desesperam) pelo regresso de System Of A Down aos palcos nacionais. Por três vezes os americo-arménios estiveram cá, sempre em grande.
Mas desde 2005 que nem sinal deles… mais ou menos.
A última aparição de System Of a Down
Recuemos, então, àquele final de maio de 2005. No Parque Tejo, o Super Bock Super Rock trazia um cartaz muito Metal, como era relativamente comum nos grandes festivais da altura: Slayer, Mastodon, RAMP ou Marilyn Mason foram algumas das bandas em destaque nos três dias de festival.
No primeiro dia, que também contava com The Prodigy e Incubus, SOAD foram a banda mais esperada, como se comprovava pelas muitas t-shirts da banda que desfilavam pelo recinto. Foram 35 mil pessoas que tiveram a oportunidade de ver System.
A abrir uma tour de verão pela Europa, SOAD vieram com tudo: “B.Y.O.B”, “Revenga”, “Science”, “Chop Suey!”, “Cigaro”, “Needles”, “Deer Dance”, “Aerials”, “Bounce”, “ATWA”, “Forest”, “Lost in Hollywood” (esta uma estreia ao vivo), “Prison Song”, “Toxicity” ou “Sugar” foram alguns dos clássicos tocados nessa digressão, para promover os álbuns Mezmerize/Hypnotize, ambos lançados nesse ano.
Mal se imaginava é que o terceiro concerto cá no burgo seria o último durante tanto tempo. Um intervalo de três a quatro anos passou a ser de 20.
E não, a atuação no MTV European Music Awards no Pavilhão Atlântico não conta.
Um Regresso a Portugal que a Pandemia Levou…

Em 2020 ficámos todos em êxtase com o que o VOA apresentava: System a ser cabeça-de-cartaz num dia estrondoso: Bizarra Locomotiva, Sepultura, Meshuggah e Korn a rebentar com a primeira data do festival e só depois, a fechar, vinha SOAD.
Era um belo dia de Metal, não tivesse um certo vírus vindo de sabe-se lá onde para nos fechar em casa durante dois anos e mandar o VOA 2020 ao charco.
Quando pudemos sair de casa e voltar aos mosh pit, já não havia System of a Down para ninguém. Resta esperar…
Ver Também: Agenda de Metal em Portugal 2025


Deixe um comentário